domingo, 10 de maio de 2009

1ª Edição da Clássica de Primavera - 10 de Maio de 2009
A manhã estava fresca e com o céu muito nublado ameaçando chuva, mas não nos impediu de partir para a estrada. Estes aspectos valorizaram ainda mais este passeio com condições climatéricas semelhantes a uma clássica belga. Como anunciado, saímos do local de encontro na Covilhã às 8H30, Alberto, Cavaca, Nuno, David e João Venâncio. Seguimos pela estrada que passa junto ao Aeródromo e depois sobre o Rio Zêzere até Peraboa onde tínhamos à nossa espera o primeiro sector de pavé. Depois seguimos em direcção à Capinha com passagem pela primeira das grandes dificuldades montanhosas do dia. Depois algum espaço para descansar na descida e no terreno rolante até ao Três Povos, onde enfrentámos o 2º sector de pavé onde Nuno atacou fortíssimo. Logo de seguida trepámos mais um muro a caminho do Monte de Bispo. Seguimos em direcção a Caria e depois Belmonte com a bela paisagem da Serra da Esperança como pano de fundo. Na aproximação a Belmonte mais um muro com 14% de inclinação máxima seguido do maior sector de pavé do dia já em pleno centro desta vila. Posteriormente seguimos para Inguias sempre com a ameaça da chuva e enfrentando por vezes vento forte de frente que dificultou um pouco mais a tarefa de pedalar. Em Inguias tomámos a direcção de Olas, Quinta do Meio e Quinta Cimeira apreciando a belíssima paisagem e trepando mais uma das dificuldades do percurso. Seguiu-se a descida até Maçainhas com novo sector de pavé dentro desta localidade e encaminhámo-nos novamente para Belmonte, tomando posteriormente a direcção de Gonçalo onde enfrentámos mais uma dura subida e mais pavé. De Gonçalo seguimos para Valhelhas num terreno rompe-pernas e com estrada pavimentada mas em muito mau estado, requerendo por isso atenção redobrada e exigindo mais algum desgaste físico. Dirigimo-nos a Vale Formoso enfrentando mais uma subida e nessa localidade atravessámos o último sector de pavé. Depois descemos até à EN18, pela qual rolámos em bom ritmo com trabalho de equipa até Orjais para o último sector de pavé. Seguidamente enfrentámos a última colina do percurso até à Igreja da Senhora do Carmo. Finalmente o regresso a casa, mais ou menos difícil consoante o local onde cada um more, para um relaxante banho e um merecido almoço.
Como conclusão há a referir que este passeio foi um verdadeiro sucesso e certamente para o próximo ano realizaremos outra Clássica de Primavera, fazendo desde já o convite a todos para participarem.
Por último, um obrigado aos meus companheiros de passeio no dia de ontem pelas belas horas que passámos juntos.


Primeira subida do dia a seguir à Ponte sobre o Rio Zêzere


Cavaca e David em plena subida


Cavaca


João Venâncio


Alberto no 1º sector de pavé (Peraboa)


David e Nuno à saída do pavé de Peraboa com a Covilhã ao fundo


Cavaca enfrenta o pavé de Peraboa


Os belos campos da Cova da Beira e as nuvens ameaçadoras


David e João Venâncio ao fundo dentro de Caria


Nuno


Nuno a controlar antes de mais um ataque


Vista de Belmonte e da Serra da Esperança

Distância: 121,79 km
Tempo: 5h35'56''
Altimetria acumulada: 1714 m
Percurso: Covilhã-Peraboa-Capinha-Três Povos-Monte do Bispo-Caria-Belmonte-Inguias-Maçainhas-Ginjal-Gonçalo-Vale Formoso-Orjais-Sra.Carmo-Covilhã


Perfil altimétrico

O fantástico video preparado pelo amigo Cavaca

7 Comentários:

Anonymous José Cavaca disse...

Apenas um reparo,,,já tenho saudades desta manhã, e há enormes obras, que nasceram de muito menos.
Parabéns pela iniciativa.

Venha a 2ª Clássica.

10 de maio de 2009 às 23:03  
Blogger Alberto disse...

Obrigado e ainda bem que todos gostaram. Se Deus quiser para o ano teremos mais Clássica de Primavera. No entanto, este ano ainda vai haver mais clássicas. A ideia é mesmo essa...Venha a próxima clássica. Um abraço!

11 de maio de 2009 às 09:05  
Anonymous José Cavaca disse...

É lamentável que a próxima clássica Primavera seja só para o ano,,,não me contento. Assim sendo está em estudo para muito breve, a Clássica Verão cova da Beira. ATÉ JÁ.

11 de maio de 2009 às 17:33  
Anonymous António disse...

Amigo Alberto, os meus parabéns pela bela reportagem e edição de imagens. Deu para ver a bela Clássica de Primavera que foi organizada. Deixo aqui o meu desafio para se seguir o exemplo na zona de Coimbra. Vamos a isso. Abraço.

11 de maio de 2009 às 22:43  
Anonymous Jose Cavaca disse...

Hoje ouvi dizer que há duas primaveras no ano,,,então vamos ter outra Clássica,,,tava a ver que não.

12 de maio de 2009 às 18:17  
Blogger Alberto disse...

É claro que iremos ter mais clássicas. Já tenho aqui umas ideias...Só temos de acertar pormenores.

12 de maio de 2009 às 19:02  
Blogger Alberto disse...

Amigo António, vamos trocar ideias e fazer também uns percursos porreiros em Coimbra.

12 de maio de 2009 às 19:04  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial