sábado, 11 de abril de 2009

Passeio de Páscoa - 11 de Abril de 2009
Depois de no dia de ontem o tempo ter estado bastante mau com chuva, vento forte e neve na Serra da Estrela, hoje estava propício a mais um passeio apesar de ser necessária protecção face ao frio que se fazia sentir. Saímos da Covilhã às 8h40 eu, Nuno, Cavaca, Gabriel e David Fernandes ao encontro de David Gouveia no cruzamento de Alcaria. Na subida para o Souto Alto travámos conhecimento com Hélder que veio passar a Páscoa à terra e que se juntou a nós para este passeio. Seguimos posteriormente, em bom ritmo, em direcção à Capinha e Ponte da Meimoa. Aqui virámos à direita tomando a EN345 em direcção à Serra da Gardunha. Neste tramo do percurso começou a primeira subida do dia até ao Alto da Gardunha na EN18. Depois deste primeiro aperitivo descemos pela EN18 em direcção ao Fundão mas seguimos primeiro em direcção a Alcongosta para a subida mais difícil do dia, primeiro até ao centro desta localidade e depois serra acima até ao Alto da Casa do Guarda situado a cerca de 910m de altitude. Já há algum tempo que tinha na ideia fazer esta subida (mas ainda tenho outras em mente) e fiquei maravilhado. É dura mas bela. Primeiro dentro de Alcongosta a juntar à inclinação acentuada o piso é empedrado (mais um verdadeiro muro de pavé do Tour de Flandres) depois a dureza da inclinação contínua mas o piso é excelente. A paisagem durante a subida é simplesmente fantástica avistando-se toda a Cova da Beira e a Serra da Estrela. No final da subida houve tempo para mais uma foto para a posteridade. Descemos depois para o Fundão e seguimos em direcção ao Telhado e depois Peso, Dominguiso, Tortosendo e Covilhã. Mais uma manhã fabulosa passada entre amigos e a praticar o fabuloso desporto que é o ciclismo. É de salientar o grupo numeroso (7 ciclistas) que se juntou hoje. Esperemos que a adesão de novos elementos continue. Não hesitem… Apareçam!!!

Distância: 99,53 km
Tempo: 4h44'07''
Percurso: Covilhã-Cruz.Alcaria-Peroviseu-Capinha-Cruzamento da Fatela-Alcaide-Alto da Gardunha-Alcongosta-Casa do Guarda-Alcongosta-Fundão-Pesinho-Peso-Vales do Rio-Dominguiso-Tortosendo-Covilhã
Altimetria acumulada: 1400 m

Mapa do percurso de hoje


Algumas fotos do passeio

Vista para a Covilhã


A caminho da Capinha...


Boa disposição no seio do grupo


Dentro da Capinha


Entre Capinha e Alcaide...


Foto de grupo (David Gouveia, David Fernandes, Alberto, Nuno, Cavaca, Gabriel e Hélder) tirada próximo do Alcaide com vista para a Serra da Estrela (obrigado ao fotógrafo Prof. António Baptista que estava de passagem)


Bónus da reportagem de hoje: Altimetria da subida para o Alto da Casa do Guarda em Alcongosta


Pelotão fraccionado na subida para o Alto da Casa do Guarda (Alcongosta)


Bela e dura subida para o Alto da Casa do Guarda (Alcongosta)


Vista já próximo do Alto avistando-se grande parte da Cova da Beira e a Serra da Estrela com o seu manto branco

6 Comentários:

Anonymous Gabriel disse...

Fantástico dia, fantástica volta, fantásticas fotos, fantástica subida, fantásticos companheiros, fantástico post!
Grande abraço

11 de abril de 2009 às 21:05  
Blogger Alberto disse...

Obrigado! Grande abraço!

11 de abril de 2009 às 21:31  
Anonymous David Fernandes disse...

amigo das estradas depois da para mandar a foto que me tiras-te?? o meu email é "david_fernandes85@hotmail.com" temos que descobrir mais subidas assim, que dia!! Abraço

12 de abril de 2009 às 00:07  
Blogger Bruno Correia disse...

Sou de Coimbra, gostava de saber se existe algum grupo organizado nesta cidade! Obrigado :) brunocrra@gmail.com

13 de abril de 2009 às 22:55  
Blogger Alberto disse...

Caro Bruno, desde já convido-o a juntar-se ao meu pequeno grupo. No próximo Domingo de manhã possivelmente haverá mais um passeio. Depois anuncio aqui e envio-lhe também um email a confirmar.

14 de abril de 2009 às 10:30  
Anonymous José Cavaca disse...

,,,cuidado companheiros, este amigo Alberto é contagioso, correm o risco de criar um "pelotão"

14 de abril de 2009 às 11:58  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial