segunda-feira, 17 de maio de 2010

Por entre vento e montanhas...

No passado Sábado, 15 de Maio de 2010 saímos da Sra. do Carmo às 8h30 para um treino de montanha que se antevia durinho, no qual pretendiamos visitar a freguesia de Rapa. Esta localidade do concelho de Celorico da Beira, de belas paisagens fica por entre montes e vales íngremes. Estiveram presentes Palmeirão, Gabriel, Alberto, Kevin, Paulo Cruz, Abel e Cavaca. Saímos com o vento contra mas em bom ritmo e com o grupo estirado. O vento forte marcou presença durante quase toda a volta tornando mais dura as subidas de Vale Formoso e do Alto de Famalicão.
Na descida do Porto da Carne o vento também não ajudou a recuperar a média perdida nas subidas. Seguidamente terreno rolante endurecido novamente pelo vento até Lageosa do Mondego. Aí virámos à esquerda para dentro da povoação e seguimos em direcção a Rapa. Pouco depois terreno rompe-pernas com muros bem durinhos (14%) principalmente dentro desta localidade. Ultrapassada mais esta dificuldade montanhosa seguiu-se a descida vertiginosa até Aldeia Viçosa e posteriormente a última grande dificuldade do dia com a subida até à Guarda pela EN16. Depois da passagem pelo centro (com ataque nos paralelos antes da Sé) da cidade mais alta de Portugal descemos e rolámos a boa velocidade até à Covilhã. Um treino talvez duro de mais antes da Marcha Sierra de Gata, contudo as sensações no dia seguinte até foram melhores que neste treino, que foi o segundo do ano com altimetria acumulada acima dos 2000 m.


Perfil altimétrico

Distância: 130,27 km
Tempo: 5h27'50''
Altimetria acumulada: 2209 m
FCMédia=75% FCMax
Percurso: Covilhã-Orjais-Valhelhas-Fernão Joanes-Trinta-Barragem do Caldeirão-Porto da Carne-Lageosa do Mondego-Vale de Azares-Rapa-Aldeia Viçosa-Faia-Guarda-Gaia-Orjais-Covilhã.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial