domingo, 22 de março de 2009

Primeiro passeio de Primavera - 21 de Março de 2009
No passado Sábado, juntei-me aos amigos Cavaca, Nuno e Gabriel para o primeiro passeio de Primavera. Partimos da Covilhã às 8h10 com um Sol radioso, óptima temperatura, paisagens belíssimas e cheiro a flores no ar. Seguimos em direcção ao Canhoso e depois EN18 em direcção a Norte, com passagens por Orjais, Ginjal, Gaia e Vendas da Vela onde virámos à direita em direcção ao apeadeiro de Benespera. Aqui iniciou-se a parte mais dura do dia, primeiro com uma subida progressiva mas depois com rampas duríssimas. Para mim este troço do percurso foi uma novidade, no entanto apesar de duro fiquei cativado pela beleza das paisagens que visitámos. Neste troço a estrada não aparece em mapas e no Google Earth ainda está em terra batida, mas na realidade está bem pavimentada sendo apenas um pouco estreita. Esta estrada levou-nos até a outra estrada que vem da Bendada em direcção a Demoura, sendo essa a direcção que tomámos. Em Demoura houve baptismo da nova bicicleta de Gabriel e abastecimento de água na Fonte de Sto. António. Seguimos em direcção à EN233 e depois nela a caminho do Sabugal. No cruzamento para Águas Belas há obras e tivemos de fazer um pouco de ciclocross com lama à mistura e tudo. No Sabugal seguimos para Santo Estêvão, Terreiro das Bruxas, Casteleiro, Caria e Covilhã. De referir ainda o grupo de ciclistas que encontrámos na Sra. do Carmo e com o qual tirámos uma foto.
Muita amizade, companheirismo e boa disposição aliados à prática do ciclismo fazem destes passeios verdadeiras aplicações do lema “Mens sana in corpore sano”.

Distância: 112,54 km
Tempo: 5h08'50''
Percurso: Covilhã-Canhoso-Orjais-Ginjal-Gaia-Vendas da Vela-Benespera-Demoura-Sortelhão-Adão-Pêga-Sabugal-Santo Estêvão-Terreiro das Bruxas-Casteleiro-Quintas do Espinhal-Caria-Canhoso-Covilhã
Altimetria acumulada: 1300 m

Boa disposição de Nuno e Cavaca

Árvores floridas na Quinta da Lajeosa em Orjais

Cavaca e Gabriel na subida em Benespera

Nuno perfeitamente "acoplado" na subida em Benespera

Ponte da Linha de caminho-de-ferro da Beira Baixa sobre a Ribeira da Fonte Boa

Foto tirada do mesmo local que a anterior mas com vista para a A23 e para a Serra da Estrela com neve

Paisagem belíssima...

Estrada serpenteando pelos montes acima

Equipa Liberty Seguros em estágio nas montanhas da Beira Baixa

Gabriel e a sua nova bike

Depois do ciclocross é necessário limpar a lama das bikes

Cavaca e o castelo do Sabugal

Descida do Terreiro das Bruxas para o Casteleiro, com a Serra da Estrela ao fundo

Foto com grupo de escuteiros do Teixoso que estavam em convívio no Santuário da Sra. do Carmo

6 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Alberto, apetecia-me dizer,,,"sem comentários", a arte como descreves esta manhã, e como a expões fotográficamente, está notável. Já são ciúmes a mais, parabéns. José Cavaca

23 de março de 2009 às 12:43
Blogger Miki Ferreiras disse...

A dureza das rampas de Benespera não desgastaram o agradável passeio...
Quarta e Quinta já vejo se em S. Isidro e Laguna de los Peces as rampas também assim são duras.
Um forte abraço!

23 de março de 2009 às 19:35
Anonymous Anónimo disse...

Alberto, parabéns pelo relato fotográfico dos passeios. As fotografias valem por mil palavras. Belas paisagens e boa gente por essas bandas. Temos que combinar um encontro a meio caminho, Arganil? Poderia ser um encontro agradável, quem sabe? Fica a sugestão!
Teixeira

23 de março de 2009 às 21:07
Anonymous Anónimo disse...

Para esse amigo Teixeira, é só combinar com Alberto, Arganil é mesmo o ideal, já lá fui de Bici várias vezes com Rogério, partindo aqui da Covilhã, é uma volta mágnifica. Já estou à espera, mas não demorem. Abraços ciclisticos-José Cavaca

23 de março de 2009 às 21:38
Blogger Alberto disse...

Amigo Nuno desejo-te uma óptima estadia em Espanha, que disfrutes das subidas e da Vuelta.

Amigo Cavaca, vou combinar com o amigo Teixeira para quando faremos essa ligação Coimbra-Covilhã.

Amigo Teixeira, temos de combinar a ida a Arganil.

Obrigado a todos pelos comentários.
Um forte abraço!

23 de março de 2009 às 22:15
Anonymous Anónimo disse...

Um dia de cicloturismo fantástico! Venham mais como este...