segunda-feira, 31 de maio de 2010

Volta da Serra da Lousã

Tal como anunciado, ontem eu e o amigo António fizemo-nos à estrada às 7h30 para cumprirmos os 130km da Volta da Serra da Lousã. Tempo fresco na saída com neblina que só se dissipou já perto da Lousã. Os primeiros quilómetros na EN17 serviram de aquecimento e foram feitos a muito bom ritmo. Na Lousã estava à nossa espera o Luís que nos acompanhou na subida até ao alto da serra. Seguimos depois até Castanheira de Pêra e após a descida que serviu para recuperar algo as pernas enfrentámos as suas subidas a caminho do Espinhal. A estrada na descida para o Espinhal está uma lástima. Dói mais o corpo a descer do que nas subidas anteriores. A meio da descida parámos na belíssima fonte aí existente para o abastecimento líquido do dia. Vencidas as maiores dificuldades do dia rolámos a boa velocidade em direcção a Miranda do Corvo e depois Coimbra. Óptima manhã de ciclismo com uma temperatura excelente.













Distância: 132,14 km
Tempo: 5h08'20''
Altimetria acumulada: 2080 m
FCMédia=78% FCMax
Percurso: Coimbra-Ceira-EN17-Foz de Arouce-Lousã-Castanheira de Pêra-Espinhal-Miranda do Corvo-Semide-EN17-Coimbra.

Resumo da Semana:
2ªFeira: 1h00 (Descanso Activo)
3ªFeira: Descanso
4ªFeira: Descanso
5ªFeira: 1h30' Força-Resistência
6ªFeira: 2h00' Resistência Aeróbia(65%-75%)
Sábado: Descanso
Domingo: 5h08min Treino livre

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Domingo 30 de Maio de 2010 - Volta da Serra da Lousã

Domingo vamos sair às 7h30 da rotunda dos Bombeiros Sapadores de Coimbra (no Vale das Flores) para a Volta da Serra da Lousã. Uma volta fantástica e durinha.

Percurso: Coimbra-EN17-Foz de Arouce-Lousã-Castanheira de Pêra-Espinhal-Miranda do Corvo-EN17-Coimbra


Volta de 130km com 2050m de altimetria acumulada

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Por entre as serras da Lousã e Açor

Ontem foi dia de aventura em solitário. Saída às 7h10 de Coimbra para evitar as altas temperaturas que se têm sentido nos últimos dias, rumo à descoberta de locais novos para mim. Dia duro pelo terreno acidentado e pelo ritmo que tentei manter. Preocupações no abastecimento de água e em não me perder pelo caminho. Mas ... Compensou e muito. Paisagens belíssimas com horizonte a perder de vista, subidas durinhas, descidas rápidas, boas estradas e a sensação fantástica de ter alcançado mais um objectivo.


Saída de Coimbra com os primeiros raios de sol da manhã


Rolando em plena EN17 ainda sem sol


Foz de Arouce


Serra da Lousã


Penedos de Góis vistos de Ponte de Sótão


Portela de Góis - viragem à direita em direcção a Pampilhosa da Serra


Penedos de Góis vistos da EN2 a caminho da Portela do Vento


Portela do Vento


Montes e mais montes...


Parque eólico da Pampilhosa da Serra


Cruzamento à esquerda na EN112 em direcção ao Vale do Ceira


Panorâmica da estrada que tinha ficado para trás


Eu a 936m de altitude


Fantástica descida esta até ao Rio Ceira


Bem durinha a estrada do vale do Rio Ceira. Não foi só rolar até Góis. Há zonas em que se anda bem mas de repente surgem umas rampas de 10%-12% para castigar um pouco mais as pernas. Do outro lado a estrada que tinha seguido anteriormente até ao ponto mais elevado do percurso.


Chegada a Coimbra


Perfil altimétrico

Distância: 132,15 km
Tempo: 4h55'20''
Altimetria acumulada: 1983 m
FCMédia=79% FCMax
Percurso: Coimbra-Ceira-EN17-Foz de Arouce-Vilarinho-Ponte de Sótão-Portela de Góis-Portela do Vento-Colmeal-Cabreira-Góis-VN Ceira-VN Poiares-Louredo-Torres do Mondego-Coimbra.

Resumo da Semana:
2ªFeira: 1h00 (Descanso Activo)
3ªFeira: Descanso
4ªFeira: Descanso
5ªFeira: 1h20' Resistência Anaeróbia 4x5min 80%-85%
6ªFeira: 2h00' Resistência Aeróbia(65%-75%)
Sábado: Descanso
Domingo: 4h55min Treino livre

segunda-feira, 17 de maio de 2010

16 de Maio de 2010 - XV Marcha Cicloturista Sierra de Gata

Mais um dos objectivos deste ano cumprido e com uma enorme satisfação. Cavaca por obrigações profissionais e Nuno lesionado não puderam estar presentes. Eram 6h00 de uma manhã bem fresca e já eu e Gabriel íamos a caminho de Moraleja, local do ponto de partida desta marcha cicloturista. Esta prova era pontuável para o "Circuito Extremadura de Marchas Cicloturistas 2010" da Federación Extremeña de Ciclismo, sendo organizada pelo Club Ciclista Moraleja. Apesar da quilometragem não ser elevada era catalogada de "dura" pelo trajecto que teríamos de percorrer.
Foi uma dia fantástico com tudo a correr na perfeição. A meteorologia brindou-nos com um belo dia de Primavera. Fomos muito bem recebidos pelos "nuestros hermanos" e a organização da prova foi óptima. Portugal podia aprender e muito na organização deste tipo de eventos. Deixo aqui também "un saludo" a todos aqueles com quem fui conversando e em particular aos membros do Club Ciclista Montehermoso, especialmente ao Oscar pela simpatia, boa disposição e conversas durante o percurso da marcha. No final ficou uma enorme vontade de voltar...
Un saludo a todos y espero veros en breve.

Algumas fotos tiradas pelo Gabriel pois eu esqueci-me da minha máquina.


Instantes prévios à partida


Primeiras pedaladas do dia ainda dentro de Moraleja


Gabriel e eu no Puerto del Acebo num dos abastecimentos.


Pelotão rolando pelas estradas da Extremadura por entre belas paisagens primaveris


Perfil altimétrico

Distância: 102,49 km
Tempo: 3h52'01''
Altimetria acumulada: 1575 m
FCMédia=78% FCMax
Percurso: Moraleja-Cilleros-Hoyos-Acebo-Puerto del Acebo-La Fatela-Villasbuenas de Gata-Santibáñez El Alto-Cadalso-Torre de D.Miguel-Gata-La Fatela-Perales del Puerto-Moraleja.

Por entre vento e montanhas...

No passado Sábado, 15 de Maio de 2010 saímos da Sra. do Carmo às 8h30 para um treino de montanha que se antevia durinho, no qual pretendiamos visitar a freguesia de Rapa. Esta localidade do concelho de Celorico da Beira, de belas paisagens fica por entre montes e vales íngremes. Estiveram presentes Palmeirão, Gabriel, Alberto, Kevin, Paulo Cruz, Abel e Cavaca. Saímos com o vento contra mas em bom ritmo e com o grupo estirado. O vento forte marcou presença durante quase toda a volta tornando mais dura as subidas de Vale Formoso e do Alto de Famalicão.
Na descida do Porto da Carne o vento também não ajudou a recuperar a média perdida nas subidas. Seguidamente terreno rolante endurecido novamente pelo vento até Lageosa do Mondego. Aí virámos à esquerda para dentro da povoação e seguimos em direcção a Rapa. Pouco depois terreno rompe-pernas com muros bem durinhos (14%) principalmente dentro desta localidade. Ultrapassada mais esta dificuldade montanhosa seguiu-se a descida vertiginosa até Aldeia Viçosa e posteriormente a última grande dificuldade do dia com a subida até à Guarda pela EN16. Depois da passagem pelo centro (com ataque nos paralelos antes da Sé) da cidade mais alta de Portugal descemos e rolámos a boa velocidade até à Covilhã. Um treino talvez duro de mais antes da Marcha Sierra de Gata, contudo as sensações no dia seguinte até foram melhores que neste treino, que foi o segundo do ano com altimetria acumulada acima dos 2000 m.


Perfil altimétrico

Distância: 130,27 km
Tempo: 5h27'50''
Altimetria acumulada: 2209 m
FCMédia=75% FCMax
Percurso: Covilhã-Orjais-Valhelhas-Fernão Joanes-Trinta-Barragem do Caldeirão-Porto da Carne-Lageosa do Mondego-Vale de Azares-Rapa-Aldeia Viçosa-Faia-Guarda-Gaia-Orjais-Covilhã.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Fim-de-semana a pedalar...

Depois da meteorologia não ter ajudado no fim-de-semana passado, para este as previsões são mais animadoras. Sábado e Domingo são dias para pedalar. Na impossibilidade de fazer treino intensivo no fim-de-semana passado optei por fazer esse treino na passada 2ªFeira ao final da tarde.


Perfil altimétrico

Distância: 62,96 km
Tempo: 2h10'12''
Altimetria acumulada: 723 m
FCMédia=79% FCMax
Percurso: Coimbra-Torres do Mondego-Penacova-Sernelha-Gavinhos-Telhado-Espinheira-Penacova-Torres do Mondego-Coimbra.

domingo, 2 de maio de 2010

Em Coimbra à procura de montanhas

Depois da "malha" de ontem as pernas até nem responderam mal mas na parte final já davam sinal de querer repouso. Esta semana vou dedicar-me a isso mesmo. O "período competitivo" ainda mal começou e queremos que ele dure bastante. Aqui por Coimbra sem existirem as montanhas da "nossa" Serra exitem uns bons muros.Já tinha andado a pesquisar e hoje fui sentir na carne a sua dureza. Encadeando algumas destas subidas têm-se um belíssimo treino de montanha para fazer num dia destes.


Por duas vezes o GPS registou inclinações acima dos 20%

Distância: 79,21 km
Tempo: 3h03'16''
Altimetria acumulada: 1169 m
FCMédia=73% FCMax
Percurso: Coimbra-Torres do Mondego-Vale de Canas-Dianteiro-Carapinheira da Serra-São Paulo de Frades-Eiras-Brasfemes-Agrelo-Figueira de Lorvão-Penacova-Vila Nova de Poiares-EN17-Coimbra.

sábado, 1 de maio de 2010

Hoje... treino duro

Na imposibilidade de estar na Covilhã para trepar de Vide até à Torre decidi na manhã de hoje fazer um treino durinho para testar o estado de forma. Adoro chegar a casa com a sensação de dever cumprido. Para esta tarde... descanso? Hum... Nem por isso... Trabalho!


Perfil altimétrico

Distância: 113,54 km
Tempo: 3h55'46''
Altimetria acumulada: 1440 m
FCMédia=79% FCMax
Percurso: Coimbra-Ceira-Foz de Arouce-Lousã-Vilarinho-Ponte de Sótão-Góis-Arganil-Moita da Serra-Catraia dos Poços-SM Cortiça-Vila Nova de Poiares-Coimbra.