domingo, 31 de janeiro de 2010

31 de Janeiro de 2010, Coimbra-Góis-Coimbra
No último dia de Janeiro saímos às 9h00 de Coimbra em direcção a Góis. O céu estava nublado mas acreditávamos que não íamos apanhar chuva e tivemos sorte... Nem uma pinga. Para os lados da Lousã o sol ainda nos acompanhou e ajudou a aquecer. Não que estive muito frio, contudo a sensação de desconforto era um pouco maior fruto da elevada humidade do ar. Foi o primeiro passeio conjunto este ano em Coimbra. De salientar a agradável presença de João que ainda ontem perguntou se se podia juntar ao grupo e já hoje pedalou na nossa companhia. Desejo que a oportunidade se repita mais vezes e desde já incentivo o João a continuar a pedalar. Acredito que sim pois mostrou ser uma amante do ciclismo.

Distância: 84,50 km
Tempo: 3h50'38''
Altimetria acumulada: 1088 m
FCMédia=70% FCMax
Percurso: Coimbra-Ceira-Foz de Arouce-Lousã-Ponte de Sótão-Góis-Vila Nova do Ceira-Vila Nova de Poiares-Torres do Mondego-Coimbra.


Perfil altimétrico do percurso de hoje



Primeiras pedaladas do dia na Estrada da Beira (EN17) em direcção à Lousã


António pedalando com elevada cadência como se pode ver na foto


João, bem-vindo aos nossos passeios!


As nuvens foram desparecendo e...


... perto da Lousã o sol já brilhava


Vista panorâmica de Góis


Foto de grupo no miradouro sobre Góis


João conquistando a última dificuldade do dia


Chegada a Coimbra. Vamos ao banho quente e ao almoço retemperador.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Passeio de amanhã, 31 de Janeiro de 2010
Amanhã vamos sair de Coimbra pelas 8h45 rumo a Góis. Aqui fica o convite a todos... Apareçam à hora indicada no Vale das Flores, mais concretamente na rotunda junto aos Bombeiros Sapadores de Coimbra. O percurso poderá vir a ser alterado dependendo das condicionantes de cada um. Serão 95,7 km e vamos pedalar por Coimbra, Ceira, Foz de Arouce, Lousã, Góis, Vila Nova do Ceira, Vila Nova de Poiares e novamente Coimbra. Não tenham medo da chuva pois a previsão meteorológica é animadora.


Mapa do percurso


Perfil altimétrico

domingo, 24 de janeiro de 2010

13ª Semana de treino
Está concluída a semana mais desafiante até agora sobretudo pelo volume mas também por já se estarem a tocar algumas intensidades elevadas, contudo, consistindo ainda em treino aeróbio. Relativamente ao treino de hoje, não me lembro de o grupo ter sido tão grande (11 elementos), juntando-se ainda Bruno Fernandes mais tarde. É sempre uma enorme alegria pedalar num grupo tão numeroso e com tão bons companheiros. Desejo que tantas presenças, logo no início do ano, sejam o presságio de um fantástico ano velocipédico e que quem já se juntou a nós continue a aparecer e para quem ainda não o fez, lanço o desafio de o fazerem pois acredito que não se vão arrepender.
Presentes no dia de hoje: Palmeirão, Cavaca, João Rato, Chico Mendes, Nuno, Gabriel Travasso, Steve, Alberto Martins, António Sá, Kevin, Paulo Cruz e Fernando Caetano.


Altimetria do passeio de hoje


Nuno e Gabriel (desta vez apareceu!)


João Rato e José Cavaca dois míticos ciclistas da mítica equipa Gelados Avidesa dos saudosos anos 80. Cavaca ainda estava um pouco ensonado.


Vista traseira do grupo


Pelotão compacto comandado por Nuno, João Rato e Kevin


Rolava-se a bom ritmo a caminho de Caria


No início da subida para o alto da Capinha tivemos de por pé a terra para este enorme rebanho passar


Passagem no alto da Capinha


Souto Alto e a Covilhã ao fundo


Cavaca e eu

Treino de Domingo
Distância: 78,49 km
Tempo: 3h34'43''
Altimetria acumulada: 1223 m
FCMédia=70% FCMax
Percurso: Covilhã-Canhoso-Sra.Carmo-Caria-Peraboa-Capinha-Peroviseu-Cruzamento de Alcaria-Canhoso-Teixoso-Atalaia-Teixoso-Covilhã.

Resumo da semana:
2ªFeira: Descanso
3ªFeira: 1h30’ a 70%-75%
4ªFeira: 1h45’ a 70%-75% com 30min a 75%-80%
5ªFeira: 1h10’ a 60%-65%
6ªFeira: 1h10’ a 60%-65%
Sábado: 5h47’ a 60%-65%
Domingo: 3h34’ a 70%-75%
Total da semana: 14h56’

sábado, 23 de janeiro de 2010

Passeio de 23 de Janeiro de 2010
Hoje foi dia da mítica volta do Sabugal. Saímos da Covilhã (Sra. do Carmo) às 8h30 com céu nublado mas com tendência a melhorar. Estiveram presentes: Cavaca, João Rato, Simões, Palmeirão, Miguel Galvão, Nuno Marques, Alberto Martins e Jorge Medeiros. De salientar a presença de João Rato que vindo de Itália para visitar a família aproveitou para pedalar com os amigos. É também digna de nota a presença dos companheiros Jorge Medeiros e Miguel Galvão que saíram de Seia às 6h30 para marcar presença nesta volta. Uma vez mais o convívio, a boa disposição e o companheirismo reinaram ficando sempre a vontade de continuar a pedalar. Este passeio foi o mais longo até à data com perto de 6h00 em cima da bicicleta, tendo sido percorrido a uma intensidade de 70%-75%, que apenas foi aumentada nas subidas para os 75%-80%. Foi sem dúvida um óptimo treino de fundo.

Distância: 129,60 km
Tempo: 5h47'29''
Altimetria acumulada: 1694 m
FCMédia=72% FCMax
Percurso: Covilhã-Canhoso-Sra.Carmo-Orjais-Gaia-Santa Cruz-Panóias-Catraia do Sortelhão-Adão-Pêga-Sabugal-Santo Estêvão-Terreiro das Bruxas-Casteleiro-Inguias-Belmonte Gare-Caria-Sra.Carmo-Refúgio-Covilhã.


Altimetria do passeio


Chegada ao ponto de partida


Cavaca tira a foto de grupo


Cavaca estava a explicar qualquer coisa a Simões. Já não me lembro o quê.


Cavaca no seu labor de fotógrafo e....


... Palmeirão e João Rato em amena cavaqueira


O grupo rolava compacto...


... o que permitia por a conversa em dia


Nuno em plena subida para o Alto de Santa Cruz


Paisagem característica desta subida


Estava vencida a maior dificuldade montanhosa do dia


A caminho do Sabugal....


Um dos monumentos mais fotografados por nós: o belo castelo do Sabugal


Depois do Casteleiro o Sol também marcou presença


Aproximação à Covilhã com uma espectadora muito atenta à nossa passagem

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Vitória de Manuel Cardoso no Tour Down Under
O campeão nacional de estrada Manuel Cardoso da equipa Footon-Servetto conseguiu a vitória na 3ªetapa do Tour Down Under. Com um sprint vigoroso, Manuel Cardoso adiantou-se a todo o pelotão numa chegada em terreno ascendente conseguindo desta forma a 1ª vitória portuguesa da temporada numa prova do calendário UCI ProTour.

Fonte: http://www.ciclismoafondo.es/

Vídeo com o resumo da etapa (http://www.tourdownunder.com.au/)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

12ª Semana de treino
Depois da semana de maior volume até então soube bem um microciclo de recuperação apesar de ontem ter feito o treino de maior duração até agora. O treino está a resultar pois as sensações ontem foram muito boas, também fruto de uma semana mais descansada. Ontem estiveram presentes (da esquerda para a direita na foto): Cavaca, Alberto, Palmeirão, Nuno, Sérgio, Sr. António, Jorge Medeiros e Kevin. Apesar da ameaça constante de chuva saímos para treinar pois a vontade era mais que muita. Relativamente a este aspecto merece realce a atitude de Jorge Medeiros que já no dia anterior se tinha deslocado desde Seia até à Covilhã para pedalar conosco. Para levar o impermeável não tive sítio para a máquina fotográfica pelo que não pude fazer a minha habitual reportagem. Deixo aqui a foto do grupo retirada do blog do amigo Cavaca.



Altimetria deste belo treino de Domingo

Treino de Domingo
Distância: 89,88 km
Tempo: 4h18'03''
Altimetria acumulada: 1236 m
FCMédia=72% FCMax
Percurso: Covilhã-Canhoso-Sra.Carmo-Caria-Belmonte Gare-Inguias-Quintas do Espinhal-Casteleiro-Terreiro das Bruxas-Vale da Sra. da Póvoa-Três Povos-Monte do Bispo-Caria-Sra.Carmo-Refúgio-Covilhã.

Resumo da semana:
2ªFeira: 1h30’ a 70%-75%
3ªFeira: Descanso
4ªFeira: Descanso
5ªFeira: 1h25’ a 60%-65%
6ªFeira: Descanso
Sábado: 1h00’ a 60%-65%
Domingo: 4h18’ a 70%-75%
Total da semana: 8h13’

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

11ª Semana de treino
No Domingo passado concluí a 11ª semana de treino. Esta foi a mais exigente até agora correspondendo-lhe maior volume que nas outras semanas anteriores. Apenas no Sábado deu para treinar na estrada e mesmo com o frio que esteve foi um treino bastante agradável.

Treino de Sábado
Distância: 63,21 km
Tempo: 2h33'15''
Altimetria acumulada: 629 m
FCMédia=74% FCMax
Percurso: Coimbra-Ceira-São Frutuoso-Segade-Ponte Velha-Vale de Vaz-Entroncamento de Poiares-Vila Nova de Poiares-Santa Maria-Ventosa-Louredo-Carvoeira-Ronqueira-Ponte de Penacova-Rebordosa-Foz do Caneiro-Casal da Misarela-Torres do Mondego-Coimbra.

Resumo da semana:
2ªFeira: Descanso
3ªFeira: 1h45’ a 70%-75%
4ªFeira: 1h00’ a 70%-75%
5ªFeira: 1h20’ a 60%-65%
6ªFeira: 1h20’ a 60%-65%
Sábado: 2h33’ a 70%-75%
Domingo: 2h02’ a 60%-65%
Total da semana: 10h00’

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

10ª Semana de treino
Na semana que terminou no passado Domingo concluí a 10ª semana do plano de treino. Esta foi a 1ª semana do 3º mesociclo e será mais exigente que os anteriores pois introduzir-se-ão microciclos de choque caracterizados por um aumento do volume e também da intensidade d0 treino.
De facto este Inverno não está a ser nada meigo no que respeita às condições climatéricas e tem sido bastante difícil treinar na estrada. Aqui deixo uma palavra de apoio para motivação de todos esperando que os sacríficios agora realizados tragam a recompensa mais tarde.

Resumo da semana:
2ªFeira: Descanso
3ªFeira: 1h30’ a 70%-75%
4ªFeira: 1h35’ a 70%-75%
5ªFeira: Descanso
6ªFeira: 1h30’ a 70%-75%
Sábado: 3h15’ a 70%-75%
Domingo: Descanso
Total da semana: 7h50’

sábado, 2 de janeiro de 2010

1º Passeio de 2010
Hoje pelas 9H00 saímos da Sra. do Carmo para o primeiro passeio de 2010. Estiveram presentes Alberto, Cavaca, Nuno, Palmeirão e Sérgio Rodrigues com o objectivo de ir ver a neve às Penhas Douradas. No blog do Cavaca podem ver uma reportagem mais completa. Quanto a mim, tive de regressar mais cedo devido a compromissos familiares. Foi um bom treino para a 1ª semana em que a frequência cardíaca alvo passou a estar nos 70%-75%, o que permite mais alguma liberdade na escolha dos percursos e dos andamentos, o que é bastante útil principalmente na nossa zona que tem uma orografia algo acidentada. Para chegar a tempo e como a chuva começou a cair abusei um pouco no regresso mas consegui manter a FCMédia ainda dentro do intervalo pré-determinado. À partida o céu estava completamente coberto mas parecia que as nuvens iriam dar lugar ao Sol o que não se confirmou e na parte final a chuva caiu mas também não incomodou muito.

Distância: 72,35 km
Tempo: 3h16'34''
Altimetria acumulada: 871 m
FCMédia=74% FCMax
Percurso: Canhoso-Sra.Carmo-Orjais-Vale Formoso-Valhelhas-Vale de Amoreira-Sameiro Manteigas-Sameiro-Vale de Amoreira-Valhelhas-Vale Formoso-Orjais-Sra.Carmo-Canhoso.


Perfil altimétrico


Cavaca


Nuno e Sérgio


Palmeirão


Perto de Manteigas já se avistava a neve