segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Para estes dias frios...
... em que já se sente o aproximar do Inverno aqui fica um pequeno vídeo em que o frio e a neve marcaram presença no ciclismo.


Trata-se da mítica etapa do Giro d'Italia de 1988 em que se subia o Passo di Gavia.

domingo, 29 de novembro de 2009

5ª Semana de treino
Depois de 4 semanas com aumento do volume de treino esta foi uma semana de recuperação caracterizando-se por uma diminuição do volume relativamente à semana anterior. A semana ficou também marcada pelas más condições climatéricas sentidas fundamentalmente ontem e hoje. Durante a semana não houve problema mas os treinos do fim-de-semana foram condicionados pelo mau tempo. Desta forma, e tendo em atenção as previsões meteorológicas optei por uma repartição das cargas de treino pelos diversos dias, ligeiramente da inicialmente prevista. Assim, durante a semana aumentei ligeiramente o volume e no fim-de-semana fiz apenas o estritamente necessário para cumprir o número de horas de treino estabelecidas para esta semana.
Ontem eu e o amigo António ainda conseguimos treinar 1h45’ aproveitando algumas abertas mas ainda apanhámos alguma chuva. Fizemos um percurso de Coimbra a Casal da Misarela e posteriormente demos algumas voltas no treinódromo para que, caso começasse a chover muito, conseguíssemos rapidamente chegar a casa para nos abrigarmos.

Distância: 42,30 km
Tempo: 1h45'45''
Altimetria acumulada: 206 m
FCMédia=71% FCMax
Percurso: Coimbra-Torres do Mondego-Csala da Misarela-Torres do Mondego-Coimbra e voltas no treinódromo.

Resumo da semana:
2ªFeira: Descanso
3ªFeira: 1h30’ a 65%-70%
4ªFeira: Descanso
5ªFeira: 1h30’ a 65%-70%
6ªFeira: Descanso
Sábado: 1h45’ a 65%-70%
Domingo: 1h05’ a 65%-70%
Total da semana: 5h50’


Com a ameaça de chuva rapidamente voltámos para Coimbra


Já no treinódromo


A prova do treino, em alguns momentos, debaixo de chuva


De regresso a casa as nuvens ameaçavam uma grande chuvada tal como se verificaria pouco tempo depois

domingo, 22 de novembro de 2009

4ª Semana de treino
Concluí ontem a 4ªsemana de treino. Como habitualmente ficou reservado para Domingo o treino de maior volume da semana, incrementado ainda pela impossibilidade de treinar no Sábado. Mentiria se dissesse que já estou a andar muito melhor e que o treino está a resultar em pleno, tanto que não fiz nenhum teste que me permita avaliar a evolução. Contudo, creio sentir uma pequena evolução pois as sensações e a resposta face ao esforço parece-me estar a melhorar.
Esta semana terminou com um passeio muito agradável na Cova da Beira em que o Sol marcou presença e em que pedalei acompanhado de Nuno, Cavaca, Gabriel, Sr. António, Steve, Kevin e Paulo que se juntou ao grupo mais tarde.


A caminho da Sra. do Carmo.


A estrada ainda molhada da chuvada de Sábado.


Antes da partida Kevin reza para que o andamento seja forte, mas as suas preces não viriam a ser atendidas


Cavaca chegava ao local de partida...


... e pouco depois Sr. António


Partida em direcção a Caria


Os raios de Sol aqueciam uma manhã fresca de Outono


Grupo na recta da Quinta de Lamaçais


À entrada de Caria, viragem à esquerda em direcção a Belmonte para a EN345


Panorâmica da vila de Belmonte desde a estrada rural que liga Belmonte Gare a Olas.


Nessa estrada existe uma bela subida. Nuno e Cavaca já a ultrapassaram e preparam-se para a descida.


A estrada entre Olas e Inguias já merecia um "tapete" novo


Steve a tenta a fuga e Cavaca em plena reportagem fotográfica


Nuno e Gabriel


A chuva dos últimos dias parece já estar a fazer efeito. Na ribeira entre Olas e Inguias, quase sempre seca, já corre água.


Em Inguias pequena paragem e momento de confraternização com um dos habitantes que dizia ter 108 anos.


Estrada rural entre Belmonte e Orjais... Bela paisagem e fica na ideia a sua inclusão no traçado da próxima Clássica de Primavera.


O Rio Zêzere também já está "mais bem composto"


Chegada à Sra. do Carmo


Entrada na Covilhã

Distância: 67,93 km
Tempo: 3h33'45''
Altimetria acumulada: 984 m
FCMédia=70% FCMax
Percurso: Covilhã-Canhoso-Sra.Carmo-Caria-Belmonte Gare-Olas-Inguias-Belmonte Gare-Belmonte-Orjais-Sra.Carmo-Canhoso-Covilhã

Resumo da Semana:
2ªFeira – Descanso
3ªFeira - 1h30 65%-70%
4ªFeira – Descanso
5ªFeira - 1h30 65%-70%
6ªFeira – Descanso
Sábado - Descanso
Domingo – 3h30 65%-70%
Total: 6h30

NOTA: As percentagens que indico neste e nos posts recentes dizem respeito à FCMax (Frequência Cardíaca Máxima).
O parâmetro Frequência Cardíaca Máxima poderá ser obtido das seguintes formas:
a) Realização de uma prova de esforço;
b) Frequência cardíaca máxima obtida num passeio ou prova. O valor assim obtido poderá até ser mais real do que o obtido em a) por uma questão de motivação, no entanto, é necessário ter em atenção que alguns pulsómetros são afectados de interferências e algumas vezes obtêm-se valores máximos que não correspondem de todo ao valor máximo de batimentos realizados pelo coração do atleta.
c) Aplicação da fórmula teórica:
220-idade para homens;
226-idade para mulheres.
Sendo uma fórmula generalista está mais afectada de erro mas serve perfeitamente como primeira aproximação e para começar a desenvolver um plano de treino.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

3ª Semana de treino
Concluí ontem a 3ª semana de treino que ficou marcada pelo trabalho e pelas más condições meteorológicas. Mesmo assim consegui cumprir os objectivos previamente delineados. O treino de maior duração foi no Sábado, antevendo que Domingo iria estar a chover (confirmou-se e de que maneira), em que com a companhia do amigo António fizemos o habitual percurso Coimbra-Penacova-Coimbra. Aproveitámos assim um belo dia sem chuva, algum Sol e com temperaturas bastante agradáveis.

Resumo da semana:
2ªFeira – Descanso
3ªFeira - 1h00 65%-70%
4ªFeira – Descanso
5ªFeira - Descanso
6ªFeira – 1h15 65%-70%
Sábado - 2h30 65%-70%
Domingo – 1h00 65%-70%
Total: 5h45

domingo, 8 de novembro de 2009

Treino de 8 de Novembro de 2009
Para terminar a 2ª semana de treinos em beleza nada melhor do que um passeio com os amigos da Covilhã. Treino de duração média onde imperou a boa disposição, a simpatia e a amizade. Posso dizer que nesta semana e mais concretamente neste fim de semana já se começaram a sentir os rigores do Inverno que se aproxima. Queria aqui deixar uma palavra de apreço e simultaneamente de motivação a todos aqueles ciclistas (profissionais ou amadores) que, quer por obrigação ou por amor a este belo desporto, saem para a rua mesmo com condições adversas. Seria muito mais fácil e cómodo não sair do quente da cama e ir enfrentar o frio. Servindo esta mensagem também para ilucidar aqueles que pensam que para "andar bem" em cima da bicicleta não é preciso treinar nem fazer sacrifícios, basta tomar "uns remédios milagrosos e está a andar".

Distância: 65,00 km
Tempo: 3h08'50''
Altimetria acumulada: 878m
Percurso: Covilhã-Sra.Carmo-Caria-Belmonte Gare-Inguias-Monte do Bispo-Peraboa-Aeródromo-Canhoso-Covilhã.


Perfil altimétrico do percurso


Saída da Covilhã. O tempo não estava muito convidativo.


Nuno ainda em fase de recuperação marcou presença. Andar de bicicleta faz-nos sentir mais saudáveis.


Concentração na Sra. do Carmo.


Nuvens escuras sobre a Serra da Estrela...


...mas à saída da Sra. do Carmo em direcção a Caria o Sol brilhava e aquecia ainda mais o ambiente


Recta da Quinta de Lamaçais


Nuno e Paulo


Kevin e João


Sr. António e Cavaca


No centro de Inguias. Reparem à esquerda que Cavaca, quase totalmente camuflado, escolhe o melhor ângulo para mais uma foto.


O Outono proporciona-nos belas fotos


Bom tapete que apanhámos a caminho do Monte do Bispo para evitarmos o péssimo piso da EN18-3 perto de Caria.


Um fã canino que nos animou à nossa passagem.


Nuno e um belo colchão de folhas secas.


Rolando a caminho de Peraboa.


Alto do Aeródromo da Covilhã junto ao marco geodésico cuja designação na Carta Militar de Portugal é Grila correspondendo-lhe uma altitude de 489m. Esta é das melhores zonas para fotografar toda a cidade da Covilhã. Na serra aquelas nuvens dão um certo "ar de neve".


Aproximação à nossa cidade em plena EN18 pouco antes de passarmos sob a ponte ferroviária da Ribeira do Corge


Que raio se passa? João a rir, Paulo muito sério e Nuno completamente indiferente.


Mais uma vista da nova ponte pedonal da Covilhã.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Motivação
Um vídeo para descontrair e motivar os amantes do ciclismo.

domingo, 1 de novembro de 2009

1ª semana de treinos para a nova época
Iniciei esta semana os treinos visando a nova época velocipédica de 2010. Nestes primeiros meses desenrolar-se-á o Período Base tendo como objectivo principal o desenvolvimento das capacidades associadas à resistência aeróbia. Este período é de fundamental importância pois é sobre as capacidade que se desenvolvem no seu decorrer que assenta todo o trabalho posterior de qualidade, ou seja, dos treinos em que se privilegia a intensidade em detrimento do volume. O volume será, nesta fase, o aspecto primordial sendo as intensidades, por agora, baixas. A intensidade deve situar-se sempre abaixo do limiar anaeróbio mas não deverá ser tão baixa que não produza efeitos significativos a nível da aquisição de resistência aeróbia. Dentro da resistência aeróbia ainda se podem distinguir as vertentes extensiva e intensiva. A primeira será a que será primeiramente treinada e só após algum tempo de treino se introduzirão intervalos da segunda. Resumo da semana:
2ªFeira – Descanso
3ªFeira - 1h00 65%-70%
4ªFeira – Descanso
5ªFeira - 1h00 65%-70%
6ªFeira – Descanso
Sábado - 1h00 65%-70%
Domingo – 2h00 65%-70%


Exemplo de registo do ritmo cardíaco num dos treinos da semana. É necessário ter atenção para o ritmo cardíaco andar sempre certinho e dentro dos limites pré-estabelecidos daí que nesta fase sejam de privilegiar os percursos planos.


Ontem o dia estava muito convidativo. Parecia Verão. Aqui em pleno treinódromo.


Passagem por Torres do Mondego


Vale do Mondego


Na chegada a Coimbra as nuvens que trariam a chuva no Domigo já se avistavam


Hoje o céu estava bastante carregado


Imagem de Outono


No regresso de Penacova para Coimbra a chuva marcou presença. Foi no dia 18 de Janeiro, neste mesmo trajecto, que apanhei a primeira e única chuva do ano até hoje.


Na chegada a Coimbra já não chovia mas a ameaça continuava