segunda-feira, 25 de maio de 2009

Passeio de 24 de Maio de 2009
Infelizmente por alguns condicionalismos entre os quais a meteorologia o passeio anteriormente anunciado ficou adiado para uma próxima oportunidade. No entanto, não conseguimos ficar em casa pois este vício saudável de praticar ciclismo é muito grande. Ficar em casa sem andar significa passar o dia como um autêntico animal enjaulado. No que respeita ao passeio, uma vez que não pudemos fazer um Treino Extensivo optou-se por fazer um Treino Intensivo. Começámos por rolar umas voltas a bom ritmo no treinódromo, tendo depois decidido fazer um percurso de montanha com a subida desde Coimbra até à Aveleira. O rgeresso foi rolante a boa velocidade (52 minutos) entre Penacova e Coimbra. Passeio duro não só pelo ritmo imposto mas também pelo próprio terreno que percorremos sendo disso reflexo a altimetria acumulada de mais de 800 m em pouco mais de 70 km.

Mais tarde colocarei os dados técnicos do passeio
Distância: 71,38 km
Tempo: 2h59'19''
Percurso: Coimbra-Aveleira-Penacova-Coimbra
Altimetria acumulada: 887 m

Perfil de altimetria do passeio

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Passeio do próximo Domingo - 24 de Maio de 2009
No próximo Domingo, dia 24 de Maio de 2009 vai haver mais um passeio no qual iremos visitar 3 distritos (Coimbra, Aveiro e Viseu). Serão 111 km e vamos passar por Cantanhede, Mealhada, Luso, Mortágua e pela Barragem da Aguieira. Saída às 8h do local habitual (Rotunda da Boavista junto à Escola de Hotelaria e ao PóloII da Universidade).

Mapa do percurso


Perfil de altimetria

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Passeio de 17 de Maio de 2009 – Coimbra-Arganil-Coimbra
Como tinha anunciado no post anterior, ontem, eu e António saímos de Coimbra às 8h15 com 16ºC para mais um passeio. Para mim foi o regresso aos passeios por esta zona após algum tempo de ausência. Este regresso foi em cheio com um passeio já há muito desejado. A ida a Arganil. Na noite anterior ainda choveu mas amanheceu com Sol e algumas nuvens. Seguimos em pela Estrada da Beira (EN17) em direcção à Lousã. Posteriormente tomámos a EN342 até Góis enfrentando as dificuldades da montanha mas enormemente satisfeitos por contemplarmos tão belas paisagens. Trepámos até ao Alto de Portela e depois seguiu-se a descida até Góis. Este ano foi a segunda visita a Góis pois já tínhamos passado por lá dia 15 de Março. Avançámos em direcção a Arganil, primeiro em terreno plano mas depois em subida, mais fácil que as que enfrentámos até Góis. Em Arganil paragem para abastecimento e para o registo fotográfico. Depois seguimos novamente em direcção à EN17 em Moita da Serra, enfrentando a última grande dificuldade do dia. Chegados a este ponto só tivemos de rolar e descer junto ao IC6 e depois pela EN110 junto ao Rio Mondego desde Penacova até Coimbra.
Por último, de referir que este foi mais um magnífico passeio percorrido a bom ritmo e numa manhã passada em boa companhia e onde visitámos locais com belas paisagens.

Distância: 113,84 km
Tempo: 4h45'32''
Altimetria acumulada: 1332 m
Percurso: Coimbra-Ceira-Foz de Arouce-Lousã-Góis-Arganil-Moita da Serra-Cruzamento IC6-S. Pedro Alva-Porto da Raiva-Penacova-Coimbra.




Saída de Coimbra. Passagem sobre o Rio Mondego na ponte da Portela


Vista para a montanha em Ponte de Sótão.


Vista panorâmica de Góis


Passagem sobre o Rio Ceira em Góis


António e eu em Arganil


Vista do vale do Mondego em Penacova

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Passeio do próximo Domingo 17 Maio 2009
Está decidido, amanhã saída de Coimbra (Rotunda da Boavista, junto à Escola de Hotelaria e ao Pólo II da Universidade) às 8h15 rumo a Arganil.


Perfil de altimetria do percurso para amanhã

domingo, 10 de maio de 2009

1ª Edição da Clássica de Primavera - 10 de Maio de 2009
A manhã estava fresca e com o céu muito nublado ameaçando chuva, mas não nos impediu de partir para a estrada. Estes aspectos valorizaram ainda mais este passeio com condições climatéricas semelhantes a uma clássica belga. Como anunciado, saímos do local de encontro na Covilhã às 8H30, Alberto, Cavaca, Nuno, David e João Venâncio. Seguimos pela estrada que passa junto ao Aeródromo e depois sobre o Rio Zêzere até Peraboa onde tínhamos à nossa espera o primeiro sector de pavé. Depois seguimos em direcção à Capinha com passagem pela primeira das grandes dificuldades montanhosas do dia. Depois algum espaço para descansar na descida e no terreno rolante até ao Três Povos, onde enfrentámos o 2º sector de pavé onde Nuno atacou fortíssimo. Logo de seguida trepámos mais um muro a caminho do Monte de Bispo. Seguimos em direcção a Caria e depois Belmonte com a bela paisagem da Serra da Esperança como pano de fundo. Na aproximação a Belmonte mais um muro com 14% de inclinação máxima seguido do maior sector de pavé do dia já em pleno centro desta vila. Posteriormente seguimos para Inguias sempre com a ameaça da chuva e enfrentando por vezes vento forte de frente que dificultou um pouco mais a tarefa de pedalar. Em Inguias tomámos a direcção de Olas, Quinta do Meio e Quinta Cimeira apreciando a belíssima paisagem e trepando mais uma das dificuldades do percurso. Seguiu-se a descida até Maçainhas com novo sector de pavé dentro desta localidade e encaminhámo-nos novamente para Belmonte, tomando posteriormente a direcção de Gonçalo onde enfrentámos mais uma dura subida e mais pavé. De Gonçalo seguimos para Valhelhas num terreno rompe-pernas e com estrada pavimentada mas em muito mau estado, requerendo por isso atenção redobrada e exigindo mais algum desgaste físico. Dirigimo-nos a Vale Formoso enfrentando mais uma subida e nessa localidade atravessámos o último sector de pavé. Depois descemos até à EN18, pela qual rolámos em bom ritmo com trabalho de equipa até Orjais para o último sector de pavé. Seguidamente enfrentámos a última colina do percurso até à Igreja da Senhora do Carmo. Finalmente o regresso a casa, mais ou menos difícil consoante o local onde cada um more, para um relaxante banho e um merecido almoço.
Como conclusão há a referir que este passeio foi um verdadeiro sucesso e certamente para o próximo ano realizaremos outra Clássica de Primavera, fazendo desde já o convite a todos para participarem.
Por último, um obrigado aos meus companheiros de passeio no dia de ontem pelas belas horas que passámos juntos.


Primeira subida do dia a seguir à Ponte sobre o Rio Zêzere


Cavaca e David em plena subida


Cavaca


João Venâncio


Alberto no 1º sector de pavé (Peraboa)


David e Nuno à saída do pavé de Peraboa com a Covilhã ao fundo


Cavaca enfrenta o pavé de Peraboa


Os belos campos da Cova da Beira e as nuvens ameaçadoras


David e João Venâncio ao fundo dentro de Caria


Nuno


Nuno a controlar antes de mais um ataque


Vista de Belmonte e da Serra da Esperança

Distância: 121,79 km
Tempo: 5h35'56''
Altimetria acumulada: 1714 m
Percurso: Covilhã-Peraboa-Capinha-Três Povos-Monte do Bispo-Caria-Belmonte-Inguias-Maçainhas-Ginjal-Gonçalo-Vale Formoso-Orjais-Sra.Carmo-Covilhã


Perfil altimétrico

O fantástico video preparado pelo amigo Cavaca

terça-feira, 5 de maio de 2009

Clássica de Primavera - 10 Maio 2009

Começou como brincadeira mas agora é sério. No próximo Domingo 10 de Maio de 2009 vamos realizar um passeio que intitulámos "Clássica de Primavera". É um passeio com um percurso diferente do habitual. No trajecto que idealizámos procurou-se reproduzir as dificuldades vividas pelos ciclistas nas Grandes Clássicas de Primavera do Norte da Europa nas quais enfrentam estradas com pisos em pavé e muitas colinas. Estas são subidas curtas mas com grande inclinação sendo também designadas por muros.
Venham viver o espírito e a essência das míticas Clássicas de Primavera disfrutando da bela paisagem primaveril da Cova da Beira.
Esperemos que seja um sucesso e que no futuro esta Clássica fique marcada no calendário.

Para esclarecimento de qualquer dúvida: ciclobeirablog@gmail.com


Mapa do percurso


Perfil de altimetria do trajecto

domingo, 3 de maio de 2009

Passeio de 3 de Maio de 2009 – Dia da Mãe
Hoje aproveitámos a fantástica manhã de Primavera para mais um passeio. Quase sem vento e temperaturas que permitiram usar equipamento de Verão. O percurso efectuado foi para mim a descoberta de mais uma subida nas encostas ao Sul da cidade da Guarda. Subida bem durinha, com alguns descansos dificultados pelo piso irregular e com muitas rampas acima dos 10%.
Nota de destaque para Cavaca desgastado fisicamente por obrigações profissionais e Nuno por ser o terceiro dia de treino seguido. No entanto, o gosto pelo ciclismo e o convívio com os amigos levaram-nos a saltar da cama para desfrutarem de mais uma manhã velocipédica.
Por último e como hoje é Dia da Mãe aqui deixo um beijinho especial para a minha e a lembrança para todas as mães.

Distância: 94,25 km
Tempo: 4h13'17''
Altimetria acumulada: 1182 m
Percurso: Covilhã-Canhoso-Sra.Carmo-Orjais-Ginjal-Gaia-Benespera-Aldeia Nova-Ramela-Aldeia Ruiva-Barracão-Alto de Sta.Cruz-Gaia-Ginjal-Orjais-Sra.Carmo-Covilhã

Perfil altimétrico do passeio de hoje


Algumas fotos desta maravilhosa manhã Primaveril.


Boa disposição matinal


A beleza da Primavera nesta giesta florida


Nuno numa das duras rampas a seguir a Aldeia Ruiva


Dois míticos: José Cavaca e o equipamento da Festina de 1995


Paulo a caminho do Ginjal


Chegada à Covilhã na Rotunda do Rato

sábado, 2 de maio de 2009

Passeio de 3 de Maio de 2009
Amanhã a saída é às 9h00 do Refúgio e às 9h10 no Canhoso, com destino a Norte... O percurso poderá sofrer alguns ajustes mas neste que aqui proponho serão 98km. Novamente o convite está feito a todos. Apareçam e venham disfrutar de uma manhã desportiva em óptima companhia.

Percurso: Covilhã-Canhoso-Sra.Carmo-Orjais-Ginjal-Gaia-Benespera-Aldeia Nova-Aldeia Ruiva-Guarda-Barragem do Caldeirão-Fernão Joanes-Valhelhas-Vale Formoso-Orjais-Sra.Carmo-Covilhã


Mapa do percurso


Perfil de altimetria do percurso

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Passeio de 1 de Maio – Dia do Trabalhador
Como prometido no regresso à Covilhã, mais um passeio. Foi uma manhã saudável passada em óptima companhia e com um bom percurso para avaliar o estado de forma depois da paragem a que fui forçado e integrado ainda dentro do Período Base. Saímos da Covilhã às 8h30, eu, Cavaca, David Fernandes, Pseudo e Nuno que nos surpreendeu. Mais tarde, Bruno veio também ao nosso encontro. De salientar mais uma vez as belíssimas paisagens que contemplámos e o ambiente de convívio de que desfrutámos do qual posso dizer que mais do que uma vez chorei de tanto rir.
Gostei muito da estrada de Belmonte para Olas na qual há uns quantos muros a fazer lembrar o Tour de Flandres, a Flèche Wallone ou a Liége-Bastogne-Liége.
O único aspecto menos bom foi o vento que nos acompanhou de princípio a fim e que prejudicou mais do que beneficiou, mas que quando se faz uma retrospectiva do passeio nem se lembra que esteve presente.

Distância: 115,99 km
Tempo: 5h03'35''
Percurso: Covilhã-Canhoso-Sra.Carmo-Caria-Cruzamento de Belmonte-Olas-Inguias-Quintas do Espinhal-Casteleiro-Terreiro das Bruxas-Vale da Sra. da Póvoa-Meimoa-Penamacor-Capinha-Pêroviseu-Cruzamento de Alcaria-Covilhã

Algumas fotos desta fantástica manhã.

Passagem do pelotão no Prémio de Montanha do Terreiro das Bruxas


Vista de Penamacor para Monsanto


Às vezes os furos lá aparecem...


Enquanto o resto do pessoal trabalhava na resolução do furo, eu divertia-me a tirar fotos