segunda-feira, 30 de março de 2009

Passeios de 28 e 29 de Março de 2009
Neste fim-de-semana foram dois os passeios. No Sábado percorri 50 km num passeio calmo no trajecto Coimbra-Penacova-Coimbra. De referir que a temperatura estava substancialmente mais baixa que em semanas anteriores o que obrigou a usar equipamento de Inverno. Uma nota de destaque também para o forte vento que se fazia sentir e que dificultou um pouco mais a tarefa de pedalar principalmente já próximo de Coimbra.

Dados técnicos do passeio de Sábado:
Distância: 51,07 km
Tempo: 2h01'29''
Percurso: Coimbra-Torres do Mondego-Casal da Misarela-Foz do Caneiro-Rebordosa-Penacova-Carvoeira-Ronqueira-Louredo-Foz do Caneiro-Casal da Misarela-Torres do Mondego-Coimbra
De seguida algumas fotos do passeio de Sábado.


Paisagem do vale do Mondego


Rio Mondego em Penacova

No Domingo devido à mudança de hora eu e António saímos apenas às 9h30 para mais um passeio. A temperatura estava mais baixa que no dia anterior e chegámos a observar 8ºC. Seguimos em direcção a Cantanhede pela EN234. Terreno para rolar e para encontrar muitos ciclistas. Em Cantanhede virámos à direita em direcção à Mealhada e depois na Mealhada em direcção ao Luso. Começou aqui a parte com mais difícil do dia, primeiro com a subida até ao Luso e depois num terreno “rompe-pernas” de 12 km a caminho de Penacova. No Luso parámos para algumas fotos, abastecimento sólido e como não poderia deixar de ser, reabastecimento líquido. Em Penacova seguimos pela EN110 junto ao Mondego rolando até Coimbra. Mais um belo passeio de Domingo por Coimbra e arredores.

Distância: 90,81 km
Tempo: 3h44'17''
Percurso: Coimbra-Geria-São Facundo-Ançã-Portunhos-Pena-Póvoa da Lomba-Cantanhede-Ourentã-Sete Fontes-Murtede-Mealhada-Lameira de São Pedro-Luso-Sazes do Lorvão-Penacova-Rebordosa-Foz do Caneiro-Casal da Misarela-Torres do Mondego-Coimbra
Altimetria acumulada: 930 m


De seguida algumas fotos deste Domingo.


Saída de Coimbra às 9h30


Vinhas da região de Cantanhede


Vista desde o Luso em direcção ao mar


Cruzamento para a mata do Buçaco


Vista para a Serra do Buçaco


Paragem junto à Ponte do Mondego em Penacova para mais uma foto

quinta-feira, 26 de março de 2009

Passeio do próximo fim-de-semana
No próximo fim-de-semana mais um passeio desta feita por terras do distrito de Coimbra. Percurso? Ainda a decidir...

domingo, 22 de março de 2009

Primeiro passeio de Primavera - 21 de Março de 2009
No passado Sábado, juntei-me aos amigos Cavaca, Nuno e Gabriel para o primeiro passeio de Primavera. Partimos da Covilhã às 8h10 com um Sol radioso, óptima temperatura, paisagens belíssimas e cheiro a flores no ar. Seguimos em direcção ao Canhoso e depois EN18 em direcção a Norte, com passagens por Orjais, Ginjal, Gaia e Vendas da Vela onde virámos à direita em direcção ao apeadeiro de Benespera. Aqui iniciou-se a parte mais dura do dia, primeiro com uma subida progressiva mas depois com rampas duríssimas. Para mim este troço do percurso foi uma novidade, no entanto apesar de duro fiquei cativado pela beleza das paisagens que visitámos. Neste troço a estrada não aparece em mapas e no Google Earth ainda está em terra batida, mas na realidade está bem pavimentada sendo apenas um pouco estreita. Esta estrada levou-nos até a outra estrada que vem da Bendada em direcção a Demoura, sendo essa a direcção que tomámos. Em Demoura houve baptismo da nova bicicleta de Gabriel e abastecimento de água na Fonte de Sto. António. Seguimos em direcção à EN233 e depois nela a caminho do Sabugal. No cruzamento para Águas Belas há obras e tivemos de fazer um pouco de ciclocross com lama à mistura e tudo. No Sabugal seguimos para Santo Estêvão, Terreiro das Bruxas, Casteleiro, Caria e Covilhã. De referir ainda o grupo de ciclistas que encontrámos na Sra. do Carmo e com o qual tirámos uma foto.
Muita amizade, companheirismo e boa disposição aliados à prática do ciclismo fazem destes passeios verdadeiras aplicações do lema “Mens sana in corpore sano”.

Distância: 112,54 km
Tempo: 5h08'50''
Percurso: Covilhã-Canhoso-Orjais-Ginjal-Gaia-Vendas da Vela-Benespera-Demoura-Sortelhão-Adão-Pêga-Sabugal-Santo Estêvão-Terreiro das Bruxas-Casteleiro-Quintas do Espinhal-Caria-Canhoso-Covilhã
Altimetria acumulada: 1300 m




Boa disposição de Nuno e Cavaca


Árvores floridas na Quinta da Lajeosa em Orjais


Cavaca e Gabriel na subida em Benespera

Nuno perfeitamente "acoplado" na subida em Benespera


Ponte da Linha de caminho-de-ferro da Beira Baixa sobre a Ribeira da Fonte Boa


Foto tirada do mesmo local que a anterior mas com vista para a A23 e para a Serra da Estrela com neve


Paisagem belíssima...


Estrada serpenteando pelos montes acima


Equipa Liberty Seguros em estágio nas montanhas da Beira Baixa


Gabriel e a sua nova bike


Depois do ciclocross é necessário limpar a lama das bikes


Cavaca e o castelo do Sabugal


Descida do Terreiro das Bruxas para o Casteleiro, com a Serra da Estrela ao fundo


Foto com grupo de escuteiros do Teixoso que estavam em convívio no Santuário da Sra. do Carmo

sábado, 14 de março de 2009

Passeio de 15 de Março
Conforme previamente referido no passado Domingo eu e António saímos de Coimbra às 8h50 para percorrermos novamente um trajecto de que tínhamos gostado bastante quando em Setembro passado o realizámos pela primeira vez. Assim, o percurso foi o seguinte: Coimbra-Lousã-Góis-Vila Nova de Poiares-Penacova-Coimbra. No final o ciclo-computador marcava 98 km que com mais uma voltinha já perto de casa para ajudar à descompressão totalizou 101 km. Mais uma bela manhã de ciclismo com um percurso com belas paisagens e não muito duro, Sol e temperaturas totalmente primaveris que chegaram a atingir os 27ºC. Tal como no fim-de-semana anterior já soube muito bem usar camisola de manga curta e calções.

Distância: 101,92 km
Velocidade média: 22,82 km/h
Percurso: Coimbra-Lousã-Góis-Vila Nova de Poiares-Penacova-Coimbra
Altimetria acumulada: 1200 m

Deixo de seguida o mapa do traçado deste percurso e o registo fotográfico do mesmo.



Saída de Coimbra às 8h50


Vista do Rio Ceira desde a EN17


Perto do cruzamento para a Lousã


A caminho da Lousã avistando-se a serra com o mesmo nome


António a controlar os registos do pulsómetro no final da subida antes de Góis


Vista geral de Góis


Ponte sobre o Rio Mondego em Penacova


António e o Rio Mondego em Penacova


Eu e o Rio Mondego em Penacova


As minhas novas sapatilhas Specialized S-Works Carbon Road…simplesmente fantásticas (óptima transmissão de força para o pedal e fundamentalmente muito confortáveis)


Chegada a Coimbra com Ponte Rainha Santa Isabel ao fundo

segunda-feira, 9 de março de 2009

Passeio de 8 de Março de 2009
O dia de ontem esteve magnífico para a prática do ciclismo, com Sol e temperaturas ideais para pedalar. Saímos da Covilhã às 8h30, eu, Cavaca, Nuno e Gabriel em direcção a Manteigas. O primeiro “ponto quente” do dia foi o sprint especial em Orjais localizado em pleno sector de pavé a fazer lembrar a Clássica Paris-Roubaix. Mais tarde, tivemos ainda sprints na Quinta do Brejo e em Valhelhas. Com mais umas conversas, histórias de outros tempos e piadas à mistura os quilómetros iam passando e não íamos dando por eles.
Pouco depois de Vale de Amoreira encontrámos um grupo numeroso de ciclistas do concelho de Belmonte que também iam na mesma direcção que nós e subitamente formou-se um pelotão multicolor de umas 20 unidades. Foi, sem dúvida, uma óptima surpresa e uma boa oportunidade para convívio cicloturista. Em Manteigas decidimos percorrer mais uns quilómetros em direcção às Penhas Douradas. Cerca das 11 horas regressámos em direcção a casa. Quando cheguei o ciclocomputador marcava 101 km que foram percorridos a ritmo de passeio.Pessoalmente este foi o primeiro passeio do ano acima do 100 km tendo constituído um óptimo treino de início de época em que o objectivo fundamental é ganhar resistência.

Pelotão a caminho de Manteigas


Cabeça do pelotão


Traseira do pelotão


Rampita dura já muito perto de Manteigas


Gabriel


Cavaca


Eu


Infelizmente tirar fotos em andamento às vezes dá nisto. Desde já peço desculpa aos dois ciclistas fotografados.


Já dentro de Manteigas, Nuno pedalando à minha frente e avistando-se já o cruzamento para as Penhas Douradas


Vale glaciar do Zêzere visto da subida para as Penhas Douradas