sábado, 16 de agosto de 2008

Volta a Portugal em Bicicleta
Ontem o calor marcou presença na chegada dos ciclistas a Castelo Branco. Hoje o dia amanheceu fresquinho e com o céu muito nublado, pelo que o calor vai endurecer a etapa de hoje não. No entanto, a chuva e o frio poderão marcar presença e dificultar a tarefa dos ciclistas em subir a Serra. Será que teremos mais uma chegada épica à Torre com os ciclistas entre o nevoeiro?...
Tal como ontem também hoje irei marcar presença, hoje junto ao ponto mais alto de Portugal continental, para disfrutar do espectáculo da Volta e animar os heróis do pedal.
---------------------------------------------------------------------------------------------
Tal como previsto foi mais uma chegada mítica ao Alto da Torre com muito frio, chuva e vento forte. Vi os ciclistas a cerca de 1,5 km da meta e foi aí que tirei esta foto ao grande vencedor da etapa Rui Sousa da Liberty Seguros.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Passeio de 11 de Agosto de 2008
Ontem saí pelas 8h da Covilhã para fazer um passeio de alta montanha. Segui em direcção ao Canhoso e depois dirigi-me para Verdelhos para estrear a estrada nova. Esta estrada está fantástica. Larga, óptimo piso, bem sinalizada, no entanto, a falta de rails de protecção é um aspecto bastante negativo não tanto para nós mas para os automóveis que por ali circulam. As dificuldades do dia começaram logo cedo com a subida (5 km) até ao Alto de São Gião. Ficou um pouco suavizada devido ao óptimo piso mas as inclinações estão lá sendo em muitas zonas na ordem dos 10%. Depois foi a descida até Verdelhos, seguindo depois até Vale de Amoreira. Aí virei à esquerda em direcção a Sameiro seguindo pela EN232 junto ao Rio Zêzere até Manteigas. Segui depois para a subida mais dura do dia. Foram 13 km pelo Vale Glaciar do Zêzere até ao Piornos. No final a descida vertiginosa das Penhas da Saúde até à Covilhã. Foi um maravilhoso passeio de 70 km (18 dos quais sempre a subir) por paisagens magníficas bem no coração da Serra da Estrela.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Passeios de 26 de Julho e 3 de Agosto
No dia 26 de Julho juntei-me aos amigos Nuno, Cavaca e Rogério para fazermos mais um passeio pela nossa Beira Interior. Saímos da Covilhã às 8h00 em direcção a Caria, Malpique, Belmonte Gare, Inguias, Quintas do Espinhal, Quarta-Feira e aqui fizemos a bela e dura subida até Águas Belas (2,8km e 8,6% de inclinação média com rampas de 13%). Posteriormente seguimos em direcção ao Sabugal onde Cavaca e Rogério seguiram para um passeio mais longo, tendo eu e Nuno regressado à Covilhã por Santo Estêvão, Terreiro das Bruxas, Casteleiro e Caria. No total foram 106 km de uma manhã óptima para o ciclismo, com boa disposição e companheirismo.
Ontem dia 3 de Agosto aproveitei para fazer um passeio apenas para exercitar as pernas. Saí da Covilhã às 9h00 em direcção ao Canhoso, Caria, Capinha, Peroviseu, Cruzamento de Alcaria, Souto Alto, Canhoso, Covilhã. Foram 62,5 km de um passeio domingueiro com o calor a marcar presença na parte final do percurso.