quarta-feira, 18 de junho de 2008

Passeio de 15 de Junho de 2008
Novamente neste Domingo o tempo em Coimbra ameaçava chuva. Mas como a chuva nesta altura do ano "não mete medo" eu e o amigo António Teixeira pusemos pés nos pedais e lá fomos para mais um passeio. Percorremos 89 km a uma média de 25km/h. Saímos de Coimbra em direcção a Penacova pela EN110 junto ao Rio Mondego.Continuámos em direcção a Vila Nova e Porto da Raiva. Depois subimos em direcção a Lavradio e continuámos nas estradas paralelas ao IC6 passando por Silveirinho e S.Pedro de Alva. Em Catraia dos Poços tomámos a EN17 para regressarmos a Coimbra. Passámos por S.Martinho da Cortiça, Mucelão e Ponte da Mucela. Soube muito bem este troço praticamente sempre a descer numa estrada com um pavimento muito bom e quase sem trânsito. Depois tivemos 15 minutos de subida, numa paisagem belíssima, desde Ponte da Mucela até ao alto antes de S.Miguel de Poiares. Novamente mais uma descida agradável até S.Miguel de Poiares e Entroncamento de Poiares rolando depois até Coimbra e passando ainda por Vale do Vaz, Covelos, Segade, S.Frutuoso, Tapada, Boiça e Ceira. Apesar de não termos apanhado muito sol a chuva não caiu e a temperatura esteve óptima para a prática do ciclismo.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

2ª Etapa do GP CTT Correiros 2008
Hoje pela manhã fui assistir à partida da 2ª etapa do IX GP CTT Correios junto ao Estádio Municipal em Coimbra. Aqui ficam algumas fotos para os amantes do ciclismo.

Nuno Ribeiro que conquistaria a camisola de líder no final da etapa.


O espanhol Francisco Mancebo da Fercase-Rota dos Móveis.


A boa disposição dos míticos Joaquim Andrade e Carlos Pinho.


O russo Eduard Vorganov da Karpin-Galicia envergando a camisola de líder da montanha e que seria o 1º a passar no PM de Categoria Especial na Lagoa Comprida.


O grande José Azevedo muito bem equipado com a sua Specialized com quadro Tarmac SL2.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Passeio de 7 de Junho de 2008
De regresso à Covilhã aproveitei para dar um passeio onde contei com a óptima companhia do amigo Rogério. Saímos da Covilhã às 9horas em direcção ao Tortosendo, Unhais da Serra e Alto das Pedras Lavradas. No alto seguimos em direcção a Sobral de S. Miguel e Casegas. Este troço apesar de ser maioritariamente a descer não deu para descansar pois o pavimento está em mau estado. Depois em Casegas dirigimo-nos directamente para o Paul numa estrada com um pavimento fantástico mas com uma subida bem durinha (o sinal à beira da estrada indicava 10% de inclinação) logo à saída de Casegas. Depois já a poucos quilómetros do Paul o Rogério teve um pequeno percalço com um furo na roda traseira. Remendou-se o furo e seguimos o caminho em direcção ao Paul, onde abastecemos de água fresquinha, e depois em direcção ao Tortosendo ultrapassando a última dificuldade do dia, a subida do cruzamento das Cortes até ao alto do kartódromo do Tortosendo. No final o conta-quilómetros marcou 92 km que foram percorridos a uma média de 23,3 km/h.
De salientar ainda que encontrámos no Tortosendo um grupo de cicloturistas do Grupo de Cicloturismo da Vela que iam numa peregrinação a Fátima. Foi um óptimo passeio onde visitámos locais com paisagens belíssimas. O tempo esteve fantástico para a prática do ciclismo com muito sol, temperatura maravilhosa e com uma pequena brisa que ajudou a refrescar quando se aqueceu mais nas subidas mais duras do percurso.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Nova Revista de Ciclismo em Portugal
Uma boa notícia para os amantes do ciclismo é o lançamento de uma nova revista sobre a modalidade. Trata-se da Ciclismo a Fundo editada pela Motorpress Lisboa. Esperemos que tenha tanto sucesso como a "sua irmã mais velha", a célebre revista espanhola Ciclismo a Fondo.


"A Motorpress Lisboa, editora das revistas BIKE Magazine e Freeride, acabou de lançar no mercado mais uma publicação. Trata-se da Ciclismo a Fundo, revista especializada que abrange o segmento de estrada na vertente desportiva e lúdica. A Coordenação está a cargo de Carlos Pinto e no leque de jornalistas e colaboradores estão alguns dos mais conceituados profissionais desta área. A periodicidade da publicação neste primeiro ano será semestral e cada edição terá 100 páginas.A edição que está nas bancas tem um artigo exclusivo onde se dá a conhecer os bastidores da equipa profissional do Benfica, a apresentação pormenorizada da 70ª Volta a Portugal em Bicicleta, uma entrevista intimista com Artur Lopes (Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo), e testes a três das bicicletas mais apetecíveis do momento. Mas há mais, fomos conhecer os comentadores da Eurosport Portugal na área do ciclismo. A lista de artigos de grande interesse é ainda engrossada com artigos de Mecânica, Saúde, Lazer, Triatlo e muitas novidades. Se queres saber mais procura a tua revista Ciclismo a Fundo, já nas bancas."

GP Abimota e GP CTT Correios




Nas duas próximas semanas teremos duas provas de ciclismo na zona centro do país. A primeira delas é o 30º Grande Prémio Abimota que vai para a estrada esta 5ª Feira (5 de Junho), diputando-se até Domingo (8 de Junho). Será composto pelas seguintes etapas:
1ª etapa: Anadia - Torreira 168,7 km
2ª etapa: Murtosa - Montemor-o-Velho 145,6 km
3ª etapa: Montemor-o-Velho - Coimbra 103,5 km
4ª etapa: Coimbra - Águeda 139,4 km
Informação mais detalhada sobre a prova pode ser consultada em: http://www.abimota.pt/

Na próxima semana (de 12 a 15 de Junho) disputar-se-á a 9ª edição do Grande Prémio CTT Correios que contará com as seguintes etapas:
1ª etapa: Alcobaça - Figueira da Foz 188,7 km
2ª etapa: Coimbra - Seia 157,6 km
3ª etapa: Gouveia - Penafiel 167,7 km
4ª etapa: Barcelos - Póvoa de Varzim 187,6 km

Na 2ª etapa haverá uma incursão pela Serra da Estrela com subida desde Vide até à Lagoa Comprida onde estará instalado um Prémio de Montanha de Categoria Especial. Depois descida até ao Sabugueiro e nova subida, esta de 3ª Categoria em direcção às Penhas Douradas. Posteriormente os ciclistas dirigir-se-ão para Gouveia e depois para Seia onde a meta coincidirá com novo Prémio de Montanha de 3ª Categoria.

Informação mais detalhada sobre os percursos das etapas em: http://www.superciclismo.pt/
Passeio de 1 de Junho
Neste Domingo o tempo parecia não ajudar à realização de mais um passeio pela zona de Coimbra. Como acreditava que o tempo iria melhorar esperámos um pouco e às 9h30, eu eo amigo António Teixiera pusemos pés nos pedais para mais um belíssimo passeio de Domingo. Percorremos 92 quilómetros a uma média de 25 km/h. O itinerário foi o seguinte: Coimbra-S.Facundo-Ançã-Portunhos-Pena-Póvoa da Lomba-Cantanhede-Murtede-Mealhada-Pampilhosa do Botão-Marmeleira-Souselas-Botão-Monte Redondo-Telhado-Gavinhos-Sernelha-Penacova-Foz do Caneiro-Torres do Mondego-Coimbra.
Tal como se pode verificar pelo gráfico da altimetria o percurso foi fundamentalmente plano à excepção da dura subida do Botão até Monte Redondo feita numa estrada paralela ao IP3. De salientar as belíssimas paisagens por que passámos e a temperatura óptima para a prática do ciclismo.