terça-feira, 27 de maio de 2008

Passeio de 25 de Maio de 2008
Após um Sábado bastante chuvoso, o Domingo amanheceu com o sol a espreitar por entre as nuvens e temperatura fresca. Eu e o amigo António Teixeira saímos às 9h de Coimbra para percorrermos cerca de 80 km num percurso com paisagens belíssimas e com alguma dureza. Como se pode observar pelo gráfico de altimetria a primeira metade do percurso foi dura com uma subida constante de cerca de 15 km desde Coimbra até Aveleira. Depois uma descida íngreme até Lorvão e nova subida até Sernelha, Gavinhos e Telhado. Depois nova descida de alguns quilómetros até ao Rio Mondego junto a Penacova. Alguns quilómetros em plano para retemperar forças para a última subida do dia em direcção a Vila Nova de Poiares. Seguimos depois em direcção a Casal de Ermio e Foz de Arouce. Os quilómetros finais entre Foz de Arouce e Coimbra foram feitos pela N17 no terreno ondulado do vale do Rio Ceira onde o vento de frente dificultou um pouco. A chuva ainda ameaçou com algumas gotas mas felizmente não tomámos "banho".

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Passeios de 11 e 22 de Maio
No dia 11 de Maio percorri 45 km no habitual percurso domingueiro em Coimbra (Coimbra-Penacova-Coimbra).
No dia 22 de Maio eu e o amigo António Teixeira fizemos um passeio por um percurso muito agradável nos arredores de Coimbra. Saímos de Coimbra às 9h atravessámos o Rio Mondego na Ponte da Portela e seguimos pela Estrada da Beira (N17) em direcção a Ceira e Foz de Arouce. Aí virámos em direcção a Casal de Ermio e depois Vila Nova de Poiares. Posteriormente seguimos para Penacova e depois em direcção a Coimbra pela N110 junto ao Rio Mondego. Percorremos 65 km a uma média de 26,5 km/h. Temperaturas bastante agradáveis, céu muito encoberto e a ameaça de chuva que não passou disso mesmo.
Esperemos que este fim de semana as condições climatéricas ajudem à realização de mais um passeio pela zona de Coimbra.
Deixo aqui um traçado aproximado para a altimetria do percurso (Coimbra-Foz de Arouce-Casal de Ermio-Vila Nova de Poiares-Penacova-Coimbra) feito com base em informações retirada do GoogleEarth.
Passeios de 2 e 3 de Maio de 2008
Aproveitando o óptimo tempo primaveril que se fez sentir nesses dias aproveitei pra realizar mais uns passeios.
Dia 2 de Maio saí depois de almoço para percorrer os 65 km (Covilhã-Canhoso-Caria-Capinha-Peroviseu-Alcaria-Dominguiso-Tortosendo-Covilhã) que também já tinha percorrido no dia 26 de Abril. No dia seguinte tive a companhia do amigo Ricardo que já à algum tempo não anadva de bicicleta e já estava com bastantes saudades. Percorremos 42 km, Covilhã-Canhoso-Caria-Peraboa-Ferro-Boidobra-Covilhã, com uns pequenos percalços pelo meio que não tornaram menos agradável o passeio numa tarde fantástica para a prática do ciclismo.