sexta-feira, 21 de março de 2008

Passeio de 21 de Março (Sexta-Feira Santa)
Hoje pela manhã (9h00) saímos da Covilhã eu e o amigo Nuno para um passeio de 85 quilómetros. O percurso foi o seguinte: Covilhã-Canhoso-Sra. Carmo-Orjais-Vale Formoso-Valhelhas-Famalicão da Serra-Vale de Estrela-Alto de Santa Cruz-Vela-Gaia-Ginjal-Orjais-Sra. Carmo-Canhoso-Covilhã.
Maravilhosa manhã de Primavera muito agradável para a prática do ciclismo em que visitámos paisagens belíssimas e em que o vento fez questão de nos acompanhar soprando sempre contra.
Gostei muito da subida desde Valhelhas até Vale de Estrela. Inclinação não muito acentudada, estrada bem pavimentada e com pouco trânsito. Mas também foi muito boa a descida desde o Alto de Santa Cruz até à Vela que fez aumentar a velocidade média e também a máxima.
Aproveito a oportunidade para desejar uma Santa e Feliz Páscoa a todos.
Altimetria de parte do percurso efectuada com base em dados retirados do GoogleEarth.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Passeio de 19 de Março (Dia do Pai)
Aproveitando a melhoria das condiçõe climatéricas, que não têm sido as melhores nos últimos dias, fiz hoje um passeio visitando 2 distritos (Castelo Branco e Guarda) e 3 concelhos (Covilhã, Belmonte e Sabugal). Saí da Covilhã às 14h30 rumo ao Canhoso, Sra. do Carmo, Caria, Quintas do Espinhal, Casteleiro e Terreiro das Bruxas. O regresso foi efectuado pelo mesmo trajecto, totalizando 68,5 km.
O vento de frente acompanhou-me na primeira metade do percurso e a chuva ainda ameaçou mas felizmente não caiu.
Por último e como hoje se celebra o Dia de S. José - Dia do Pai deixo aqui ficar um abraço de amizade ao meu e a todos os Pais.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Passeio de 15 de Março
Enquanto o amigo Cavaca já anunciou no seu blog um grande passeio para amanhã (Covilhã-Vila Velha de Ródão-Covilhã) eu deixo aqui o convite a quem não se sente com pernas para fazer tantos quilómetros. Então, amanhã farei um passeio mais pequeno pela nossa Cova da Beira. Serão entre 60 a 80 quilómetros.
Em príncipio o percurso será: Covilhã-Caria-Capinha-Peroviseu-Alcaria-Dominguiso-Tortosendo-Covilhã.
Para quem quiser apareça às 9 horas à entrada do Parque Industrial do Canhoso (por baixo da ponte do comboio).
Infelizmente o passeio teve de ser adiado devido à chuva e ao vento forte que se faziam sentir.

Com a melhoria do tempo após a hora de almoço decidi por-me a pedalar para ir ao encontro dos amigos Rogério e Cavaca que vinham de Vila Velha de Ródão. Encontrei-os no alto da Gardunha e fiz com eles os quilómetros finais de volta à Covilhã, com passagens pelo Fundão e Tortosendo.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Resumo dos passeios desde o início do ano
Já à algum tempo que não escrevo no blog relatando os passeios que tenho efectuado pois o
tempo tem sido sempre muito curto e não permite a actualização do blog como seria desejável.
Desde do último passeio aqui relatado (o passeio de fim-de-ano em 27 de Dezembro de 2007) que não tenho pedalado por terras da Beira Interior, mas vou já estrear-me nas suas estradas na próxima semana uma vez que vou regressar para passar a Páscoa.
Assim, os passeios até agora realizados têm sido na zona de Coimbra, aproveitando a bela paisagem junto ao Mondego até Penacova. Têm sido passeios de 50 a 70 km ao fim-de-semana,
preferencialmente ao Domingo, mas se estiver previsto mau tempo, então o passeio passa para
Sábado.
Aqui deixo algumas fotografias das paisagens e locais que tenho visitado.




Por último mas não em termos de importância, aqui fica a referência ao primeiro aniversário
da minha bicicleta de estrada (a minha Pinarello). Muitos Parabéns!!!
Caros amigos e companheiros de pedaladas contem comigo para a próxima semana!